O Período Fundamental produz modificações nas capacidades cognitivas das crianças

Durante os anos iniciais do Período Fundamental, produzem-se profundas modificações nas capacidades cognitivas das crianças, no modo como processam, compreendem, organizam e raciocinam a respeito da informação e do conhecimento. Paralelamente, ocorrem transformações na compreensão e raciocínio das crianças no que se refere às realidades sociais de seu mundo, com consequências para o nível comportamental em função desses avanços cognitivos.

O fato de as crianças apresentarem um pensamento dotado cada vez mais
de coerência e objetividade, de serem capazes de combinar, simultaneamente, diferentes elementos e ganharem em abstração, em complexidade e integração, vai incidir, claramente, na compreensão cada vez mais verdadeira sobre o mundo social.

Nesta etapa há uma ênfase maior nos conteúdos de duas áreas: Língua Portuguesa, pois os alunos e alunas se constituem como leitores e escritores competentes e Matemática, pois aprendem sobre o nosso Sistema de Numeração e sobre as operações, conteúdo-chave para seguirem empreendendo os conhecimentos da área.

Estruturamos todo o trabalho organizando os anos em dois grandes blocos, o primeiro engloba os anos iniciais, 1º, 2º e 3º ano, e o segundo as turmas de 4º e 5º ano. Essa forma de pensar o trabalho está pautada nas mudanças cognitivas, neurológicas e emocionais que ocorrem com os alunos durante esses anos escolares.

O trabalho com as crianças começa na escola logo após elas aprenderem a andar. Esse processo é enriquecido com uma variedade de estímulos…

Durante os anos iniciais do Período Fundamental, produzem-se profundas modificações nas capacidades cognitivas das crianças, no modo…

Trabalhamos para que nossos alunos aprendam a estudar, sejam capazes de solucionar problemas, superardificuldades…

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