O brincar deve ter espaço privilegiado na rotina escolar das crianças

O trabalho com as crianças começa na escola logo após elas aprenderem a andar. Esse processo é enriquecido com uma variedade de estímulos, que têm como objetivo proporcionar a cada criança uma experiência acolhedora e sensível. Ao mesmo tempo, busca-se despertar a curiosidade delas para a exploração de objetos, espaços e ambientes naturais ao seu redor.

Muito cedo o trabalho pedagógico específico de cada uma das diversas áreas é incorporado à linguagem própria do brincar ampliando e diversificando o acesso a produções culturais, à imaginação, criatividade, a experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

Por isso, queremos destacar três aspectos que julgados fundamentais nessa etapa da educação, além de serem marcas da nossa identidade:

O brincar deve ter, de fato, espaço privilegiado na rotina escolar das crianças: além de ser a forma pela qual a criança começa a compreender e conhecer o mundo, é brincando que aprende a ser espontâneo, criativo, alegre. Mas também é partindo da brincadeira que se fazem as representações e jogos que levam ao desenvolvimento de diferentes habilidades, linguagens e conhecimentos sobre o mundo.

É na convivência com o outro que a criança vai aprender a viver em grupo,
experimentando partilhar, manifestar suas vontades, descobrir como lidar com frustrações, amadurecer em sua descoberta do outro e de si mesmo, superando também o desafio contido do conflito e que vem ainda ampliar suas possibilidades de comunicação.

A concepção de respeito ao tempo de cada criança alerta que é preciso ter calma, deixá-las ser crianças, aprendendo a se concentrar, parar e ouvir e descobrir a vida. E é com o tempo estendido que se dedicam aos projetos em que, aos poucos, vão sendo integradas às conquistas dos diversos saberes pertinentes a cada etapa desse período.

O trabalho com as crianças começa na escola logo após elas aprenderem a andar. Esse processo é enriquecido com uma variedade de estímulos…

Durante os anos iniciais do Período Fundamental, produzem-se profundas modificações nas capacidades cognitivas das crianças, no modo…

Trabalhamos para que nossos alunos aprendam a estudar, sejam capazes de solucionar problemas, superardificuldades…

Agende uma visita

Clique para entrar em contato com nossa secretaria e descobrir
tudo que a Projeto 21 tem a oferecer.